Dezembro 9, 2018

Tipos de Falhas

1 – FALHA LÓGICA – Drive está a trabalhar OK, mas não se consegue aceder aos dados. Por exemplo: formatação por engano ou partição corrompida. Neste caso é FUNDAMENTAL, que desligue de imediato o PC e nos envie o disco. Em caso de continuar a funcionar, os dados podem ser perdidos irremediavelmente.

2 – FALHA DE DISCO – Quando o disco apresenta sectores danificados, sendo muito difícil ou impossível aceder aos dados. Quando o disco apresenta estes sintomas, normalmente é detectado correctamente na BIOS (modelo e capacidade) e o computador apresenta bloqueios, quando tenta aceder à drive. Nestes casos é necessário efectuar uma imagem sector-a-sector para um disco bom e recuperar os dados.

3 – FALHA ELECTRONICA – Quando a placa electrónica (PCB) avariou ou queimou. Estes casos são normalmente diagnosticados por uma falha completa da drive, cheiro a queimado, ou ruídos. Nestes casos é necessária uma placa electrónica completamente compatível, para ser possível colocar o disco novamente a funcionar. Não é tarefa fácil, pois algumas marcas (WD, Seagate…) tem informação única na PCB que tem que ser lida e escrita na nova PCB. Normalmente, acontece o disco desenvolver falhas de disco (categoria 2), sendo necessário fazer uma imagem do mesmo.

4 – FALHA DE FIRMWARE – Isto acontece quando módulos do firmware se danificam ou corrompem. O disco necessita que estes módulos sejam lidos da Service Area (SA), para o disco funcionar. Estes casos são normalmente diagnosticados por o disco trabalhar normalmente e não ter ruídos estranhos, mas não é reconhecido na BIOS. Nestes casos tem que ser feito a recuperação do firmware usando software e hardware extremamente especializados.

5 – FALHA FISICA – Estes são os casos nos quais uma falha física impede o funcionamento e arranque do disco. Estas falhas podem ir desde a uma falha de uma ou das várias cabeças de leitura/escrita, até a uma falha de motor. A falha completa das cabeças de leitura pode ser diagnosticada por ruídos (clicks), quando se liga o disco. Nestes casos, o disco necessita de ser desmontado numa câmara limpa e reparar as cabeças. No caso de avaria de motor, normalmente o disco não gira ou faz um pequeno zumbido. Nestes casos tem que ser removidos os pratos e colocados num disco equivalente para serem lidos os dados.