Avançar para o conteúdo

Dicas Importantes para Recuperar Dados de Armazenamento Externo

  • por

A perda de dados num dispositivo de armazenamento externo pode ser uma experiência desagradável e até mesmo um grande problema. No entanto, é essencial agir com cuidado e seguir algumas regras para evitar complicações e maximizar as hipóteses de recuperação bem-sucedida. Veja quais são as dicas importantes para ajudá-lo nesse processo:

Dicas Importantes

Pare de Usar o Dispositivo

Assim que perceber que excluiu arquivos acidentalmente ou enfrentou uma perda inesperada de dados, pare de usar imediatamente o pen drive USB, disco rígido externo, cartão de memória ou qualquer outro dispositivo externo de armazenamento de dados. Continuar a usar o dispositivo pode sobrescrever os dados perdidos, tornando a recuperação mais difícil ou impossível.

Não Tente Reparar Mecanicamente

Se o seu dispositivo de armazenamento externo estiver danificado mecanicamente, evite tentar consertá-lo por conta própria, a menos que seja um profissional com as habilidades apropriadas. Muitos “truques” de consertos encontrados na Internet podem ser inúteis ou até mesmo danificar ainda mais o dispositivo. Em vez disso, procure ajuda especializada num laboratório de recuperação de dados.

Evite Corrigir Erros Lógicos

Ao encontrar erros lógicos detetados pelo sistema operativo, evite corrigi-los antes de recuperar os seus arquivos. Corrigir erros lógicos antes da recuperação pode diminuir as hipóteses de uma recuperação bem-sucedida. É melhor deixar o dispositivo como está e procurar a ajuda de profissionais em recuperação de dados.

Verifique a Conexão do Dispositivo

Certifique-se de que todos os cabos estejam a funcionar correta e firmemente conectados tanto ao dispositivo de armazenamento quanto ao computador. Para discos rígidos de 3,5″, verifique também a fonte de alimentação e o cabo. Se o computador não detetar o dispositivo, tente usar outra porta USB ou cabo. Verifique também se o sistema operativo possui todos os drivers necessários.

Utilize a Remoção Segura

Ao desconectar qualquer dispositivo de armazenamento conectado por USB, sempre utilize a opção de remoção segura. Não ejete o dispositivo antes de concluir qualquer procedimento de gravação ou exclusão, pois isso pode causar perda ou corrupção de dados. A remoção segura garante que todas as operações sejam concluídas adequadamente.

Seguindo essas importantes dicas, você aumentará as suas hipóteses de uma recuperação bem-sucedida dos dados perdidos no seu dispositivo de armazenamento externo. Lembre-se de que a recuperação de dados é uma tarefa delicada e, em caso de dúvida, é sempre recomendado procurar a ajuda de profissionais especializados em recuperação de dados.