Avançar para o conteúdo

Células dos SSD/Flash perdem seus dados… com o tempo??

  • por

Um dos fatores que podem contribuir para a degradação das células dos SSD/Flash é o derrame de carga. Os SSDs (Unidades de Estado Sólido) ou Flash Drives têm-se tornado cada vez mais populares devido à sua velocidade e confiabilidade em comparação com discos rígidos tradicionais. No entanto, como acontece com todos os dispositivos de armazenamento, os SSDs também estão sujeitos a degradação ao longo do tempo.

Celula SSD/Flash

Compreendendo a Degradação de Células dos SSD/Flash

A degradação NAND ocorre quando as células de memória NAND de um SSD começam a reter menos carga elétrica do que o normal. Essa carga elétrica é usada para representar os bits de dados, e a perda dela pode resultar em erros de leitura e gravação, levando à corrupção de dados e a uma vida útil reduzida do SSD.

Derrame de Carga

O derrame de carga é um fenómeno pelo qual a carga elétrica armazenada numa célula de memória NAND escapa ao longo do tempo. Isso pode acontecer devido a vários fatores, incluindo a qualidade dos materiais usados na fabricação das células e a exposição a altas temperaturas. Uma explicação ótima pode ser vista aqui!

Impacto nos SSD/Flash Drive

O derrame de carga pode ter os seguintes impactos nos SSDs:

  1. Perda de Dados: À medida que a carga escapa das células de memória, os dados armazenados podem se tornar ilegíveis ou corrompidos.
  2. Diminuição da Vida Útil: O vazamento de carga pode acelerar o desgaste das células de memória, reduzindo a vida útil do SSD.
  3. Desempenho Diminuído: À medida que mais células experienciam a fuga de carga, o desempenho global do SSD pode diminuir devido a leituras e gravações mais lentas.

Atenuar o derrame de Carga

Embora o derrame de carga seja um fenómeno natural, existem medidas que podem ajudar a mitigar os seus efeitos:

  • Escolha SSDs de Alta Qualidade: Optar por SSDs de marcas respeitáveis e com boa reputação pode reduzir o risco de derrame de carga.
  • Evite Temperaturas Extremas: Manter o seu computador e SSD num ambiente com temperaturas adequadas pode prolongar a vida útil das células de memória.
  • Faça Backups Regulares: Realizar backups regulares dos seus dados importantes pode ajudar a evitar perdas significativas em caso de derrame de carga.

De forma resumida, o derrame de carga é um fator a considerar ao utilizar SSDs, uma vez que pode afetar a integridade dos dados e a durabilidade do dispositivo. Escolher dispositivos de alta qualidade e tomar medidas para manter as condições adequadas de armazenamento podem ajudar a mitigar os efeitos da fuga de carga e garantir a longevidade do seu SSD.