Qual o custo de orçamento? A análise e diagnóstico do disco não tem custos. Apenas haverá valores a debitar, no caso de haver lugar à recuperação dos seus dados. Queremos satisfazer as suas necessidades e recuperar a sua valiosa informação. Apesar do custo elevado de ferramentas, componentes e trabalho especializado, o preço é sempre um elemento crucial e queremos mantê-lo o mais baixo possível.
Posso fazer eu próprio a recuperação da informação (DIY)? Nunca recomendamos que o usuário tente recuperar os dados DIY (Do It Yourself), pois quando falam com os profissionais, pode ser já demasiado tarde.
Há vários mitos, que dizem que colocar o disco no congelador do frigorífico, ou dar-lhe algumas pancadas no ângulo certo, podem ajudar, mas está comprovado que pode piorar muito mais o estado do dispositivo. Há inúmeros softwares de recuperação de dados na Internet, alguns deles gratuitos. Uns melhores que outros. Discos que tenham problemas físicos e que estejam sujeitos a horas ou dias de tentativas de recuperação com esse tipo de soluções, podem ainda causar mais erros nas cabeças de leitura ou gerar ainda mais “bad sectors”, tornando inviável a recuperação dos dados. Possuímos hardware especializado na recuperação dos dados de discos fisicamente com problemas que não stressam ainda mais o dispositivo.
Quanto tempo poderá demorar a recuperação? Tudo dependo do tipo de falha. Pode ir desde 24h a até algumas semanas. O que pode atrasar este processo, é por exemplo no caso de ser necessário peças de um disco dador compatível, pois não é apenas em ter que ser da mesma marca e ter a mesma capacidade. Há outros factores a considerar. Já tivemos casos com sucesso de recuperação de menos de 24h.
É sempre possível recuperar os dados? No caso de avarias lógicas (formatação ou eliminação de dados) a taxa de recuperação fica entre 85 a 100%, mas que pode cair abruptamente no caso de reescrita de dados. No caso de avarias físicas em que por exemplo haja danos nos pratos, a recuperação é impossível (pelo menos na sua totalidade).